Verrine: um novo conceito de sobremesa

É um conceito moderno de sobremesa. Do francês verre (copo), elas propiciam aos clientes degustar produtos de excelente qualidade sem sobrecarregar a refeição. São sobremesas em copinhos onde é possível misturar várias texturas e sabores.

Trata-se de uma prática recente. Hoje as verrines chegam ao mercado brasileiro com força total. No passado eram comuns sobremesas clássicas servidas em taças, tais como o Coupe Jacques, Coupe Danmark, Pêche Melba, Coupe Romanoff entre outras. Embora muito bonitas e gostosas, eram sobremesas enormes e muito calóricas, quase sempre acompanhada por uma base de sorvete.
Além das verrines não apresentarem sorvetes em suas bases, o tamanho da sobremesa foi reduzido. Houve ganhos na diversificação das texturas e sabores.


-Frutas levemente caramelizadas (al dente) para preservar suas características. Diferente do passado quando utilizávamos frutas em compota (em calda).


-Mousses leves e com baixo teor de gordura, ao contrário do passado quando usávamos sorvetes.
- Farofas (crumble) diversificadas para obtermos algo diferenciado.

Como as verrines são elaboradas em camadas, sugere-se para a melhor apreciação que se introduza a colher rente à lateral, verticalmente e indo até o fundo do copinho, com o objetivo de pegar um pouco de cada textura na mesma colherada. Desta forma podemos unir os diferentes sabores e texturas de cada camada.

Fundamentalmente, as verrines chegaram para criar oportunidades de degustar uma ou mais de uma sobremesa, para fechar a refeição com chave de ouro. Isso faz com que o cliente recorde do estabelecimento antes de decidir onde vai almoçar ou jantar. Vale lembrar que uma pequena sobremesa como uma verrine não necessita custar os “olhos da cara”. Para quebrar a resistência, poderia ser oferecida como cortesia.

Trocamos o maior pelo melhor. É possível experimentar mais vezes e não ter uma sobremesa tão enjoativa. Por fim, fazemos com que o cliente conheça um pouco mais do trabalho do chef e das tendências atuais.

Mais sobre Verrines:

Comentários

  1. gui e mae21:56

    muito legal da ate água na boca só de ver parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário