Sobremesas: muito mais por menos


Verrine é um conceito de sobremesa em que utilizamos diversos tipos de texturas, sabores, mesclando geralmente mousses, geléias/coulis de frutas, eventualmente farofas de frutas oleaginosas. Hoje famosas ao serem lembradas popularmente como "sobremesas em copinhos", elas propiciam ao cliente uma sobremesa diferenciada, pequena, em que ele pode comer muito mais por menos quantidades calóricas, ao contrário das sobremesas do passado.

Ainda se questiona o por que das baixas vendas de sobremesas no Brasil. Na França, cerca de 80% das refeições são vendidas com sobremesas, no Brasil, somente 20%.  Além disso, países como França e Bélgica, as confeitarias vivem abarrotadas de pessoas consumindo sobremesas e nem por isso a população daqueles países é obesas.

A oportunidade é essa: a sobremesa é a chave de ouro do estabelecimento. O cliente deve voltar para casa com a lembrança, e ela não deve remeter a desconforto no bolso ou falta de saudabilidade. Ninguém deveria voltar para casa "com culpa" pois comeu uma sobremesa.

Ao exemplo das verrines, é possível criar sobremesas menos doces e menos gordurosas. Pode-se elaborar sobremesas que realcem os sabores sem tantos cremes (como o chantilly) e igualmente interessantes.

Mais detalhes sobre o que é verrine: Verrines: um novo conceito de sobremesa


Comentários

  1. Eduardo Estevão12:01

    Muito boa a apresentação e a entrevista.

    Parabéns Raul!!!

    Abçs.

    Edu. Estevão

    ResponderExcluir

Postar um comentário