Pain Perdu Natalino

Eis uma das receitas mais tradicionais da época de Natal. Na França é chamada de Pain Perdu, para os americanos, French Toast. Aqui no Brasil (e também em Portugal), conhecemos como Rabanada.

O Pain Perdu, para nós brasileiros, é tradicionalmente preparado na época natalina. Para muitos, a lembrança desta receita remete às preparações da mamma. Esta preparação é conhecida no mundo inteiro. É uma receita muito comum em países nórdicos. Nestes locais, a preparação está sempre presente no café da manhã.

Para prepará-la, normalmente utilizamos uma fatia de pão ou bolo amanhecido e uma base de ovos, farinha, açúcar, leite, uma pitada de canela e angostura, da mesma forma que fazemos massa de panquecas.

Em seguida envolvemos a base com a fatia de pão/bolo e logo douramos numa pequena frigideira. Minha sugestão é pela maneira francesa: usar uma brioche que fica de um dia para o outro. Esta é uma excelente forma para preparar um pain perdu e vale para acompanhar como base de uma bela sobremesa, sob um sorvete ou um sorbet com um pequeno molho de chocolate ou a base de frutas.

É claro que, se preparada para o café da manhã, para nós latinos americanos não podemos dispensar um bom doce de leite. Sugiro o doce leite da marca Jersey de Itu (distribuído pela Goldy Alimentos Premium), fabricante de um doce de leite estilo aos que encontramos na Argentina e Uruguai, de excelente qualidade.



Bom apetite!

Comentários

Postar um comentário