Sobre o Chocolate e a Páscoa

O chocolate é um produto milenar sempre associado ao prazer que outrora serviu como moeda, oferenda aos deuses e alimento dos reis. Hoje, facilmente ao nosso alcance, faz com que nos sintamos os “reis” ao degustá-lo.

Produzidos a partir de tecnologias diferenciadas e com controles rigorosos nas suas origens, o chocolate nos permite a exploração de características distintas de aromas, terroir e sabores.

A celebração da Páscoa adotou o ovo de chocolate como símbolo, aliando o prazer do chocolate à celebração. Depois de uma bela refeição, não há coisa melhor que fechar com um bom café e um chocolate, seja um bombom ou um pedaço de ovo.

Os recheios sempre são maravilhosos quando juntamos creme de leite ao chocolate para fazer uma ganache (massa trufada). Estas podem receber frutos oleaginosos, pralinés, marzipãs, frutas ou licores, o que os tornam fascinantes. Pessoalmente, prefiro elaborações com recheios a base de ganaches, pois ganhamos em cremosidade, diferente dos recheios em que utilizamos somente produtos secos (flocos de cereais, frutos secos, etc).

Os países que ganharam fama mundial pela qualidade do seu chocolate sempre utilizaram como base ganaches, seja a França sempre com características mais amargas, a Bélgica com os seus pralinés e a Suíça com suas notas lácteas. Embora haja tal distinção por nacionalidade, isso não proíbe que os países utilizem as características uns dos outros.



Desejo a todos uma Feliz Páscoa, acredito que vale muito mais comer um pequeno chocolate de boa qualidade do que um pedaço grande com uma qualidade questionável.

Raul Concer

Comentários